quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O lado positivo do pensamento negativo

Vocês já pararam pra pensar que o pensamento negativo também tem seu lado positivo? A revista Vida Simples desse mês trouxe esse tema como matéria de capa.
Dentre várias teorias, uma me chamou bastante atenção: o pessimismo defensivo. " Os pessimistas defensivos se preparam para uma situação derrubando suas expectativas; seguem o princípio de que tudo vai dar errado", explica a psicóloga Julie Norem. Ou seja, as pessoas, por defesa, se preparam para receber o não. Sabe aquela frase "o não você já tem", vai bem por aí.
Pensando nesse sentido, percebo que sou uma propensa adepta à essa teoria. Afinal, prefiro a surpresa à decepção. Espero o NÃO, porque quando receber o SIM, ele virá de uma maneira mais intensa.
Não deixo de acreditar na Lei da Atração, na força do Universo e do pensamento positivo. Mas penso que assim, encaro a vida de uma maneira mais realista.

3 comentários:

  1. Não sei, posso um pouco radical, talvez até porque eu pense de uma forma diferente...

    Como você me conhece, sabe o quanto otimista sou e acho que dessa forma acabo atraindo mais sucesso para as coisas...

    Acho que os pessimistas em demasia, tendem a afastar de si as coisas boas, já que eles não acreditam que elas vão acontecer..

    Paty, bem vinda ao mundo dos blogs, desejo sucesso nessa empreitada...

    Já está incluída na lista de parceiros do meu Blog..

    Abs,
    Cadê Meu Camisa 10?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Patty,

    Acredito que um pensamento positivo nos leva a acreditar que algo possa realmente acontecer. A Frustração faz parte da vida e ainda que você tenha um pensamento positivo, talvez continue a pensar que pode dar certo... O Lado negativo até pode não te gerar expectativa... mas de que adiantaria se a vida fosse sempre perfeita??? Quer dizer de que adianta achar que nada nunca vai dar certo para que fazer??? Este ponto de vista, para mim, nada mais é que um sintoma depressivo...

    já conversamos sobre isso né!!! rsrsrs

    De qualquer forma parabéns pelo seu primeiro artigo!!!!! bjs minha linda!!!

    ResponderExcluir

Dicas Básicas

A autonomia financeira é um aspecto muito importante para nossa autoconfiança e também beneficia nossas relações. Mas atenção: autonomia não é comprar tudo e sim, ter liberdade para dizer não. Faça seus cálculos e planeje-se. "Pessoas dependentes podem sentir insegurança, baixa autoestima, desprezo pelas conquistas alheias e ressentimento", afirma a psicanalista Márcia Tolotti.

Pensando nisso, pesquisei e compartilho um site com vocês que tem ótimas dicas para nossa organização financeira: Educação Financeira e Finanças Pessoais.

Fonte: Revista Claudia (abril, 2010)