sexta-feira, 26 de março de 2010

BBB e Agenda Setting

Pessoal,

Vocês já perceberam o quanto a mídia impõe o Big Brother para gente?
Fico impressionada... não costumo assistir ao programa, mas acabo conhecendo os personagens e sabendo o que acontece na casa só de acessar a internet.

É simples: basta acessar o Yahoo, a Folha... eu por exemplo, sou seguidora da Veja no Twitter, as mensagens dessa semana postadas por ela giraram em torno de dois assuntos: BBB e Caso dos Nardoni. Daí você pensa: Veja, um dos veículos mais respeitados do Brasil, passa o dia postando sobre BBB...

Nesses simples exemplos percebemos o quanto a Globo é poderosa. Consegue fazer com que todos trabalhem para ela... Demais, né? Eles decidem mesmo sobre o que vamos falar, e ouso dizer, até que as outras emissoras vão divulgar. Para quem é jornalista, como eu, conhece o conceito de Agenda Setting (efeito social da mídia que compreende a seleção, disposição e incidência de notícias sobre os temas que o público falará e discutirá, - conceito retirado do artigo A Hipótese do Agenda Setting: Estudos e Perspectivas de Juliana de Brum). Esse exemplo demonstra claramente de que Agenda Setting existe e acontece. Preste atenção: sobre o que falamos nessa semana? Vi duas matérias sobre multas aplicadas ao Lula por fazer campanha antecipada para Dilma. Sinceramente não me lembro de ter visto nada disso na TV... e olha que tenho assistido aos jornais.

Por isso, temos de ficar antenados. Claro que não podemos desconsiderar o que se passa na TV, na internet porque nos tornaríamos alienados. Só temos de ficar atentos e buscar sempre diferentes fontes de informação, mesmo que seja para ler sobre o mesmo assunto. Tenho certeza de que ainda assim, encontraremos pontos de vista diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas Básicas

A autonomia financeira é um aspecto muito importante para nossa autoconfiança e também beneficia nossas relações. Mas atenção: autonomia não é comprar tudo e sim, ter liberdade para dizer não. Faça seus cálculos e planeje-se. "Pessoas dependentes podem sentir insegurança, baixa autoestima, desprezo pelas conquistas alheias e ressentimento", afirma a psicanalista Márcia Tolotti.

Pensando nisso, pesquisei e compartilho um site com vocês que tem ótimas dicas para nossa organização financeira: Educação Financeira e Finanças Pessoais.

Fonte: Revista Claudia (abril, 2010)