segunda-feira, 8 de março de 2010

Hoje é nosso dia!

Hoje, quero compartilhar com vocês uma matéria que li na revista Claudia, desse mês.

O texto foi escrito baseado no manifesto O que as Mulheres Querem do Próximo Governo Irlandês, escrito em 2007 pelas irlandesas, apresentando suas exigências para aquele ano eleitoral. A lista pode ser direcionada para todas as mulheres. Pensando nisso, a Claudia entrevistou 100 mulheres de todos os setores para tentarem identificar quais são as metas que ainda precisamos alcançar para os próximos anos.

Foram levantados sete temas que preocupam. O que impressiona é que muitos deles ainda são básicos. Confira:

1- Oportunidades e salários iguais: representamos 42,43% da população economicamente ativa, mas a mulher ainda continua ganhando menos. Se considerarmos que as mulheres passam mais tempo estudando, é muita injustiça.

2- O fim da violência: a Lei Maria da Penha Fernandes está entre as três melhores do mundo. O ponto crucial é manter a lei em vigor, pois já existe um movimento de tentar amenizar as consequências para o agressor.

3- Mais mulheres no poder: as mulheres tem poucas representantes na política. O cenário é positivo. No ano passado, tivemos uma mirreforma eleitoral que prevê a cota de 30% de mulheres nas coligações partidárias.

4- Maternidade é um opção: hoje cresce a ênfase no planejamento familiar, mas ainda existe a punição para as mulheres que resolvem fazer aborto.

5- Igualdade em casa: ainda somos responsáveis pelas obrigações domésticas. Hoje vi uma pesquisa que as mulheres gastam 24h de sua semana com as atividades de casa; 86% das entrevistadas realizam as atividades sozinhas.

6- Educação não sexista: somos a maioria nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Precisamos investir também na educação não sexista, baseada nos ideais de igualdade.

7- Saúde para todas: a jornada dupla implica no sendentarismo; a falta de conscientização em relação às doenças ainda atingem a saúde das mulheres.

Pelo que vimos, ainda temos muito a conquistar e também a agradecer àquelas que lutaram para conquistar o temos hoje. O que precisamos levar em conta é que este longo caminho determinará o futuro das meninas de hoje.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas Básicas

A autonomia financeira é um aspecto muito importante para nossa autoconfiança e também beneficia nossas relações. Mas atenção: autonomia não é comprar tudo e sim, ter liberdade para dizer não. Faça seus cálculos e planeje-se. "Pessoas dependentes podem sentir insegurança, baixa autoestima, desprezo pelas conquistas alheias e ressentimento", afirma a psicanalista Márcia Tolotti.

Pensando nisso, pesquisei e compartilho um site com vocês que tem ótimas dicas para nossa organização financeira: Educação Financeira e Finanças Pessoais.

Fonte: Revista Claudia (abril, 2010)